EnCase para Pequenas Organizações: Auditoria para Identificar se as Atualizações do Windows Estão Habilitadas



Muitas pequenas organizações têm empregados com privilégios de administrador, o qual lhes permite configurar os computadores do modo que queiram. Isto facilita que possam habilitar e desabilitar muitas configurações de segurança nos computadores. Uma destas configurações é desabilitar as atualizações do Windows. A funcionalidade da ferramenta Windows Update dentro do Windows é instalar essas atualizações para solucionar erros de programação do sistema operacional e bloquear ameaças à segurança do sistema que previamente eram desconhecidas. Se estas atualizações não são aplicadas constantemente nos equipamentos de trabalho, os empregados põem à organização em risco. Estas atualizações são críticas para fechar buracos na segurança do sistema operacional que os hackers podem aproveitar para entrar aos sistemas, roubar informação e danificar as estações de trabalho de uma organização. A pesar de que estas atualizações podem ser realizadas de maneira manual, é muito aconselhável obter as atualizações de segurança de maneira automática, minimizando a quantidade de tempo no qual os sistemas ficam em risco e facilitando a administração dos dispositivos.


No seguinte artículo mostraremos como o dono de uma pequena organização pode efetuar auditorias para verificar que seus empregados tenham habilitadas as atualizações do Windows. Estas auditorias são realizadas com o apoio da ferramenta especializada EnCase Enterprise v7.08.01, uma ferramenta que permite revisar os equipamentos dos empregados de maneira remota sem alterar a transcorrência das atividades diárias da organização.

A primeira tarefa realizada é uma exploração simples para comprovar a execução do processo wuauclt.exe. Este processo faz parte do sistema operacional e notifica que atualizações estão disponíveis, verificando diretamente como o servidor do Windows Update da Microsoft. Por tanto, é importante revisar sua existência no caminho C:/WINDOWS/System32/wuauclt.exe da seguinte maneira:


Para auditar que as atualizações estejam habilitadas, podemos clicar na opção Operating System da função Sweep Enterprise, revisando os processos abertos para verificar se o processo wuauclt.exe está em execução, como mostra a imagem a seguir: 


O Sweep Enterprise também permite ver se o listado de registro (log) das atualizações do Windows Update está aberto. Este arquivo é o C:/WINDOWS/WindowsUpdate.log, e armazena todas as atualizações realizadas no computador:
 

Outra maneira de auditar se a opção de atualização de Windows está ativada é revisar se o empregado desabilitou as notificações de atualizações automáticas na chave de registro UpdatesDisableNotify do Centro de Segurança de Windows, comprovando que o valor da chave seja igual a 0:


Para as pequenas organizações é muito importante que estas e outras opções de segurança estejam habilitadas. Isso garante que seu recurso mais importante, a informação, esteja protegida de pessoas externas, e em alguns casos, de pessoas mal intencionadas dentro da organização. Ter habilitada a opção de atualizações do Windows minimiza riscos potenciais e permite ter os sistemas atualizados de maneira transparente aos usuários. Realizando auditorias periódicas através de ferramentas como EnCase Enterprise, podemos identificar que funcionários estão fazendo um mal uso das permissões administrativas e tomar ações para evitar que o sucesso se repita. 

RELACIONADOS


 






No comments :

Post a Comment