Transição de EnCase Forensic V6 a EnCase Forensic V7: Uma Experiência Prazerosa


Para muitos investigadores forenses a mudança de ferramentas de trabalho pode ser bastante complicada, mas em outras ocasiões, pode ser todo o completo oposto. Este é o caso dos investigadores que decidiram mudar de EnCase Forensic V6 a EnCase Forensic V7. A seguir mostraremos uma investigadora que nos conta como se melhoraram aspectos chaves do programa em esta nova versão do EnCase Forensic. 

Em esta oportunidade nos ajudou uma Ex-Perito Forense do Corpo Técnico de Investigações da Promotoria Geral da Nação na Colômbia, que leva mais de 10 anos no rubro realizando este tipo de investigações. Ela sempre usou EnCase Forensic V5 e V6 para sua análise, mas agora está trabalhando com Media Development S.A., uma contratante da Guidance Software, e  também trabalha com ARCCL (Aliança Regional Contra o Cibercrime). Ela recentemente começou a usar o EnCase Forensic V7 exclusivamente. Depois de um ano usando a versão mais atual do EnCase Forensic, ela afirma que é muito melhor que as versões anteriores. A seguir, ela compartilhou comparações e observações das características que diferenciam a V7 das versões anteriores do software. 


Ela nos contou que a primeira mudança radical que ela percebeu foi a interface gráfica do EnCase Forensic V7, que apresenta a informação de uma maneira mais amigável ao usuário que a interface da V6. Percebeu também que toda a funcionalidade está mais organizada, mostrando todas as configurações desde um menu inicial que permite lançar tarefas que aparecem em um formato de guias, tal como em um navegador web. Em versões anteriores tínhamos que acessar diferentes janelas para executar funções diferentes, criando uma provável confusão ao usuário:



EnCase Forensic V7 melhorou marcadamente porque agora os peritos ou examinadores têm a garantia de trabalhar seus casos com maior força, eficácia e obtendo melhores resultados. Entre outras das características destacáveis de V7, ela menciona que é mais potente no momento da aquisição de imagens de diferentes dispositivos. Esta nova versão pode coletar dados da memória física (RAM) e de todos os processos que estão sendo executados em um dispositivo, exibindo de uma maneira rápida e eficiente todo o que contém a evidência examinada:





 
Outra das vantagens que ela destacou da atualização desde uma versão previa do produto é a facilidade para identificar diferenças entre diferentes tipos de elementos, uma coisa que ela sempre pensou que faltava nas versões anteriores. Entre as novidades que achou mais inesperadas mencionou o menu de dispositivos, no qual se podem realizar aquisições de dispositivos que não eram tão comuns na época das versões anteriores, como smartphones e tablets;  com suporte para sistemas iOS, Blackberry, Android e Symbian, entre outros:

Na V7, ela nos conta, podemos processar e indexar a evidência em um só passo e através de uma só janela. Isto agiliza drasticamente a quantidade de tempo necessária para obter resultados, gerando informes completos sobre os dados encontrados e, como é característico da tecnologia EnCase, mantendo sempre a integridade da evidência. Além disso, devo adicionar que o processamento da evidência pode ser realizado junto com o a aquisição, reduzindo ainda mais o tempo necessário para poder fazer sua análise. Esta funcionalidade é personalizável, permitindo que o investigador decida a melhor maneira de maximizar o uso do seu tempo:



O processamento de evidência não é a única coisa que a V7 melhorou, os resultados produzidos pelo processamento são mostrados de uma maneira muito mais amigável e compreensível, o que não acontecia na V6 que mostrava a maioria dos resultados sem formato (formato plano). Outra característica importante da V7 é a possibilidade de efetuar tarefas comuns de investigação de maneira automatizada, graças a uma variedade robusta de EnScripts que permitem visualizar os resultados de uma maneira mais organizada:


Na imagem a seguir vemos outra novidade da V7, ao processar o módulo que obtém a informação do sistema, conseguimos rapidamente datas relacionadas à criação e manipulação de um dispositivo, como datas de instalações, quando foi acessado o dispositivo por última vez, quando foi apagado, etc. Estes resultados são essenciais nas Investigações Forenses, e agora podem ser encontrados sem a necessidade de investigar exaustivamente o registro do sistema:


A V7 de EnCase Forensics também mostra muito melhor os resultados relacionados a  dispositivos de armazenamento externos, indicando números de série, marcas, usuários, datas de conexão aos computadores da empresa, etc. Esta parte agrada muito aos investigadores, porque na V6 teríamos que processar varias opções para poder reunir as características de um dispositivo de armazenamento externo, agora reunidos em um só passo:


Os investigadores forenses que ainda não conhecem os benefícios oferecidos pelo EnCase Forensic V7 deveriam assumir o desafio de atualizar suas ferramentas, posto que a V7 oferece possibilidades que nenhuma outra ferramenta atual tem para a análise de evidência digital, possibilidades que excedem o mencionado neste artículo. A V7 também tem atualizações notáveis para a análise de e-mail (recriando mensagens e conversas completas), criação de reportes personalizável, etc.

As pessoas que provam EnCase Forensic V7 asseguram uma notável melhoria na sua capacidade e velocidade de análise. Não duvide em mudar para o EnCase Forensic V7, você poderá processar mais, mais rápido e com melhores resultados.


RELACIONADOS



No comments :

Post a Comment