Certificações Forenses: Qual É o Meu Seguinte Passo?

No meu último artículo discuti a importância para você, e para seu empregador, das certificações TI, Agora, discutamos a coisa mais importante... Como as pagamos?

Existem diferentes caminhos quando buscamos obter certificações, mas todos os caminhos requerem de investimento; investimento próprio ou da sua empresa. Observemos algumas maneiras de cobrir os custos de certificação sem quebrar seu orçamento.

Investindo em você mesmo

Esta é, de longe, a mais fácil razão para justificar os custos de certificação. Você recebeu o treinamento, adquiriu os conhecimentos e tem a experiência necessária para tomar o exame. Ser certificado é a “cereja do bolo” que mostra a seus colegas e superiores que você tem as habilidades necessárias para ser bem sucedido. O custo associado com as certificações é pequeno em relação ao que você já pagou pela sua educação.



Se pusermos o custo de certificação em uma perspectiva financeira, o custo é menor do que o de um café por semana no seu lugar preferido. Por exemplo, a certificação EnCE® da Guidance Software (Examinador Certificado do EnCase) custa 225 dólares para postulantes fora dos EUA (DIVULGAÇÃO INTEGRAL: Eu trabalho na Guidance Software). Isto representa 18,75 dólares por mês ou 4,69 dólares por semana. Uma taça de café é um investimento pequeno para conseguir uma certificação respeitada que traz os benefícios que mencionei antes.

Ajudando a sua organização a ver o benefício de investir em você


Uma opinião comum (opinião que eu compartilho) é que é significantemente mais eficaz em termos de custo investir na equipe atual de uma organização do que é contratar novos empregados. A pesar disto, há vezes em que precisamos ajudar nossos superiores a ver os benefícios.

1.    Familiarize-se com o processo de aprovação

Recomendaria começar o processo de aprovação de custos com seu superior imediato. Uma parte chave desta conversa deveria centrar-se no fato de que uma certificação é um investimento, não necessariamente uma despesa. Por exemplo: “Com uma certificação EnCE posso trabalhar mais minuciosamente e rapidamente, reduzindo riscos e aumentando a produtividade”. Se o seu superior não pode ou não quer ajudá-lo, reserve um momento para perguntar sobre o seguinte passo no processo de aprovação. Estamos falando sobre a sua carreira, e como diz o ditado, “a sorte favorece os audazes”.

2.    Orçamento apertado? Certificação como aumento/bônus

Durante épocas nas quais cresce a preocupação financeira e nas quais um aumento ou bônus podem não estar disponíveis, por que não discutir a opção de financiamento da certificação em vez de um aumento ou um bônus? Esta é uma situação mutuamente favorável e muito mais digerível durante épocas de economia enxuta.

3.    Considere pedir a outros departamentos

A possibilidade de financiamento de uma certificação pode estar no departamento de recursos humanos ou no departamento jurídico da sua organização. Muitas vezes, as equipes de recursos humanos estão buscando maneiras de melhorar a retenção de empregados, e se podem aumentar a satisfação dos empregados ao mesmo tempo em que aumentam as habilidades de um departamento, temos uma situação em que todos saem ganhando.

Não esqueça também de consultar o seu departamento jurídico. Recentemente li um excelente artículo por Mark E. Harrington titulado “O Diretor Jurídico Deve Dirigir-se à Segurança Cibernética”(1) (artigo em inglês) no qual ele diz, “Para ser o mais efetivo possível, o diretor jurídico precisa associar-se com a equipe de segurança da informação para que juntos possam tomar decisões e criar processos, políticas e ferramentas que reduzam os riscos gerais”. Esta é uma petição clara, dirigida aos departamentos legais para que se involucrem mais à área de cibersegurança das suas organizações e para que apoiem as iniciativas de administração de riscos organizacionais. Este entrosamento pode se transformar em financiamento para sua certificação e aumentar a possibilidade de oportunidades novas dentro da sua organização.

Mike Fowler tem mais de vinte (20) anos de experiência no âmbito legal e de investigações corporativas e é atualmente o Diretor Sênior do programa de Treinamento de Sócios Autorizados de Guidance Software.

1.    digital.todaysgeneralcounsel.com/Vizion5/viewer.aspx?issueID=20&pageID=54

RELACIONADOS

Certificações para Computação Forense na América Latina – Você Está Detrás do Entorno Gerencial?

Grupo de LinkedIn: Usuários do EnCase - Português  


No comments :

Post a Comment