EnCase Para Auditorias no Sistema Linux: Como Encontrar Arquivos Eliminados



Um tema muito interessante para auditores ou examinadores forenses ao momento de analisar dispositivos de armazenamento digital no sistema operacional Linux é identificar os arquivos que estão na lixeira. Os arquivos muitas vezes são eliminados pelos usuários intencionalmente com a finalidade de suprimir todos os traços de ações indevidas que hajam sido cometidas. 

Continuando nossa série sobre como efetuar auditorias nos dispositivos com Linux, vamos expor exemplos simples que mostram como auditores e examinadores podem recuperar arquivos eliminados neste sistema operacional de diferentes maneiras com a ajuda das soluções do EnCase. 


O linux,  tal como o Windows, fornece lixeiras para cada partição e uma na pasta home de cada usuário. Por tanto, se um usuário elimina um arquivo que está na mesma partição que sua pasta home, este arquivo será transferido à lixeira do usuário no caminho home/<nome do usuário>/.local/share/Trash. Esta pasta deveria ser a primeira opção que o auditor ou examinador deveria explorar manualmente quando está buscando arquivos eliminados:




Esta pasta armazena duas subpastas que guardam todos os dados referentes à lixeira. Primeiro, localizaremos a subpasta File, encarregada de armazenar os arquivos enviados à lixeira, como mostramos na seguinte imagem:







Logo após, localizaremos a subpasta Info, uma pasta que também é de grande valor para uma investigação. Em esta pasta se guardam metadados relacionados aos arquivos eliminados. Mediante uma pré-visualização dos arquivos incluídos na pasta com a função de visualização hexadecimal do EnCase Enterprise, podemos observar a localização original dos arquivos eliminados e a data e hora na qual foram eliminados. Podemos identificar estes arquivos porque eles têm o mesmo nome do arquivo eliminado, com a extensão .trashinfo adicionada ao nome (<nome do arquivo>.<extensão original>.trashinfo):







Dados como a data de eliminação são de vital importância para estabelecer a cronologia de uma investigação. Além da data e da localização original do arquivo eliminado, através de estes arquivos também podemos ver a extensão original do arquivo eliminado, como mostramos em esta visualização em estilo transcrição do EnCase Enterprise:




Com as soluções EnCase também podemos encontrar os documentos eliminados de uma maneira um pouco mais automatizada. Criando uma condição que filtre arquivos com extensão .trashinfo, poderemos ver rapidamente todos os arquivos eliminados em todas as unidades de vários dispositivos de armazenamento no computador de um usuário, evitando uma revisão manual de cada lixeira em cada partição:




Temos visto como organizações de diferentes tamanhos podem utilizar as soluções do EnCase para monitorar os dispositivos com sistema operacional Linux e buscar indicativos de mal uso de uma maneira simples. As soluções EnCase também podem recuperar arquivos eliminados e entregar reportes imediatos que permitam que sua organização possa tomar decisões sobre o que é que poderia estar falhando nas políticas e procedimentos relacionados à segurança dos seus dispositivos. Para ver estas e outras funcionalidades, acompanhe-nos no próximo artículo de esta série.



RELACIONADOS





 

No comments :

Post a Comment