EnCase na Detecção de Corrupção



Atualmente, um problema comum nos países da América Latina e em outros países em desenvolvimento ao redor do mundo é o elevado índice de corrupção que existe neles. As pessoas que cometem este tipo de atos criminais prejudicam uma organização, instituição ou entidade buscando benefício próprio, usualmente económico, diretamente ou entregando mordomias e informação privilegiada para terceiras partes. 

Todos sabem que a corrupção não é um tema que deva ser tomado com leviandade, mas desafortunadamente é comum que a corrupção não receba a supervisão que requere. Um exemplo claro é a análise superficial que se realiza como resposta a uma alerta nas organizações. Geralmente, as pessoas que cometem ações corruptas usam as mesmas tecnologias empregadas para efetuar a tarefas rotineiras de uma organização para administrar seus atos ilegais: registros de mudanças efetuadas, comunicação com outras pessoas involucradas, dupla contabilidade, etc. É por isso que os laboratórios de informática forense, principalmente os do governo, recebem bastantes dispositivos digitais de armazenamento (pendrives, discos rígidos, discos ópticos, cartões flash, etc.) para serem investigados em casos relacionados a ações corruptas. 

A seguir, indicaremos algumas maneiras como as soluções do EnCase podem ajudar a efetuar investigações de corrupção  e obter resultados que permitam encontrar evidência válida para comprovar um delito.

Uma maneira de encontrar evidência de corrupção em dispositivos de armazenamento através das soluções EnCase é usar a função de pesquisas por palavras chave. Usando dados conhecidos como números de RG, nomes, nomes de empresas, números de CNPJ, endereços, entre outros dados, podemos encontrar muita informação pertinente a um caso. 

Um exemplo real: Em um computador apreendido no escritório de um Promotor Público se encontraram sentenças que também estavam no flash drive apreendido de um advogado. Graças à pesquisa mediante palavras chaves referentes aos casos buscados, encontrou-se informação que não poderia ter sido encontrada facilmente de outra maneira. Neste caso em específico, o empregado público estava cometendo prevaricação na modalidade comissiva (o servidor público que profere uma resolução contrária à lei).

Dentro das soluções EnCase existe uma função para estabelecer a cronologia comunicativa em casos de corrupção, a montagem de caixas de correio electrónico. Esta função permite reconstruir fios de conversação, arquivos anexados, datas, remitentes, entre muitas outras coisas. Mostrando um caso real onde se usou esta funcionalidade, agora falaremos de contratação. Neste caso, EnCase evidenciou conversações que comprovavam a negociação de comissões milionárias para altos funcionários governamentais com empresas empreiteiras, involucrando tanto empregados privados como empregados públicos.

Também trabalhei em um caso onde se investigava um oficial bancário que extraía informação de prédios que seriam leiloados. Através das funcionalidades de Análise de Hash e Análise de Dispositivos Externos Instalados das soluções EnCase, se estabeleceu que este funcionário estava copiando os listados de prédios a ser leiloados de maneira ilegal em um pendrive. O funcionário foi acusado pelo crime de uso de informação privilegiada

Outro caso de investigação de corrupção que posso mencionar é um caso de malversação de recursos no setor de saúde pública. Com a ajuda do EnCase, pudemos recuperar informação já eliminada da lixeira de um computador. Esta informação eliminada mostrava o uso indevido dos recursos de um posto de saúde para beneficiar terceiras partes. Posteriormente, puderam tomar-se medidas punitivas contra todas as pessoas involucradas.

Mediante este artigo quis mostrar alguns casos reais que puderam ser solucionados graças à tecnologia EnCase. Expus casos diversos que mostram como diferentes funcionalidades do EnCase ajudam a resolver diferentes tipos de caso e em diferentes estágios do processo de investigação. A plataforma EnCase encontra evidência guardada em qualquer dispositivo digital, informação que só ou relacionada com outra informação é de grande relevância tanto no setor público como no privado.

RELACIONADOS





No comments :

Post a Comment