Ameaças Internas em Agências Governamentais: Segurança dos Dispositivos e Análise Humana



Manning, Snowden, Wikileaks… Estas recentes manchetes têm feito que os perigos das ameaças internas em agências governamentais se convertam em sinais de alerta maiores do que eram antes. O risco de violação intencional de dados é um problema crítico, mais certamente não é o único. O último relatório do Instituto Ponemon titulado “Estudo do Custo do Crime Cibernético em 2013: Estados Unidos” (relatório em inglês) encontrou que mais de um terço de todas as violações de dados em agências governamentais são causadas acidentalmente por empregados internos. Intencionais ou não, ambas são problemáticas. 


O erro humano como uma ameaça interna

Um estudo feito pela Privacy Rights Clearinghouse (estudo em inglês) mostrou que as agências governamentais têm experimentado um crescimento regular nas violações de dados causadas por empregados durante os últimos quatro anos. Adicionalmente, a negligência dos empregados ocasionou mais de 150 violações de dados e a perda de mais de 92.5 milhões de registros desde janeiro de 2009. 

As políticas e os processos de segurança da informação e a privacidade dos dados são um foco importante dentro das agencias governamentais, mais mesmo assim, estes fatos parecem indicar que um maior rigor e o treinamento dos empregados sobre as melhores práticas de governança da informação e privacidade dos dados são necessárias para a maioria das grandes organizações, sejam agencias governamentais ou corporações. 

Psicologia humana como um vetor de ataque

A maioria das agencias governamentais entendem a psicologia dos trabalhadores insatisfeitos de excelente maneira, inclusive daqueles trabalhadores que estão buscando lucros e antecipando ações/reações potenciais. Estes trabalhadores podem observar se alguém que recebeu uma reprimenda oficial – através do seu superior ou através de recursos humanos – começa a agir de maneira diferente. Eles notam quando alguém foi promovido antes que eles ou começam a visitar sites de organizações da concorrência ou antagônicas a sua organização. As agências sabem que, por exemplo, um desenvolvedor de software normalmente não mostra este tipo de comportamento, e normalmente se mantem enfocado na esfera de referência relacionada a seus projetos. 

As agências sabem que vale a pena notar quando é que alguém com um nível médio de remuneração mudou de carro, e passou de dirigir um Mercedes a dirigir um Fiat, ou também quando alguém vangloria-se da situação oposta. Esta pessoa pode ter comprado um barco ou uma casa que está fora do alcance dos seus ingressos. Apesar disto, muitas organizações têm que administrar muitos empregados e sempre existem mais tarefas críticas do que horas em um dia. 

Inteligência proativa das ameaças

A resposta a isto é, obviamente, automatizar os aspectos mais importantes do monitoramento das ameaças. EnCase® Analytics faz isto agregando toda a quantidade massiva de dados dos processos e arquivos que constantemente se misturam nos dispositivos como servidores e estações de trabalho. Uma vez EnCase Analytics adiciona e analisa esta informação, ele pode mostrar anomalias em relação a mais recente linha de base estabelecida do comportamento normal através da sua rede em um painel visual. Nesta altura, seus analistas de segurança podem tomar decisões sobre o que é que pode ou não estar acontecendo dado o estado dos processos TI ou de segurança da informação nesse dia, semana ou mês. Eles podem tomar decisões em relação a perguntas como: Este é um comportamento fora do usual? É normal que este empregado armazene 33 mil documentos no seu pen drive? É normal que ele carregue arquivos no Dropbox ou mande um e-mail a um competidor ou a uma conta pessoal com um arquivo anexado? Deveria este usuário ter processos correndo em vários domínios e através de vários dispositivos?

No passado, o cronograma desde dizer “Ummm...isto é estranho” até ter a inteligência acionável necessária podia tomar semanas. Com EnCase® Cybersecurity, você pode criar uma imagem de um dispositivo para analisar a anomalia, conduzir esta informação ao EnCase Analytics e mandar esses arquivos a outro diretório onde seus analistas podem examiná-los mais de perto com EnCase® Forensic ou EnCase® Enterprise

Seria impossível que os humanos examinem terabytes de dados dos dispositivos para encontrar comportamento irregular. EnCase Analytics faz isto para sua equipe, permitindo que os especialistas  se enfoquem em fazer o que melhor fazem: a análise humana. 

RELACIONADOS



 

No comments :

Post a Comment