Casos de Uso #8: EnCase Cybersecurity Complementando Um Filtro De Conteúdo Contra Conteúdo Inapropriado


Situação

Uma organização conta com um Filtro de Conteúdo da Internet entre suas ferramentas de segurança. Esta ferramenta foi desenvolvida e aperfeiçoada para controlar qual conteúdo da Internet um usuário pode acessar e qual conteúdo é de acesso restrito. Este conteúdo restrito contém maioritariamente websites; mas também pode incluir servidores de correio eletrônico, protocolos específicos de mensageria instantânea, protocolos para o intercâmbio de arquivos (P2P), etc.

Especificamente um Filtro de Conteúdo da Web, tal como os reconhecidos SmartWeb, WebSense e OPSEC entre outros, mantém uma lista extensa dos sites que contêm conteúdo não apto para ser acessados pelos usuários da organização. 

Quando um usuário tenta aceder a um site inapropriado da Internet, o Filtro De Conteúdo da Web levanta uma alerta mediante uma regra correlacionada, enviando a informação aos componentes de dedicados à administração e segurança da informação e eventos da rede (SIEM, segundo sua sigla em inglês). 


Resposta

Os componentes SIEM chamam o EnCase Cybersecurity para que faça uma recolecção de todos os artefatos da Internet no endereço I.P. do dispositivo afetado dentro da organização. Entre estes artefatos da Internet podemos mencionar:

·         NTUSER.DAT: Este é um arquivo que contem as configurações de registro individuais de cada usuário em um dispositivo. Particularmente útil para encontra qual usuário realizou uma operação em um dispositivo com múltiplos usuários. 

·         Cachê Web: Um mecanismo para guardar de maneira temporal os documentos web, tais como páginas HTML ou imagens, para reduzir o uso da largura de banda em sites previamente visitados. A captura do cachê web permite revisar exatamente que conteúdo foi descarregado no dispositivo. 

·         Cookies: Os cookies são arquivos pequenos individuais a cada site da internet que permitem que um site guarde configurações de personalização no dispositivo. Podem dar-nos pistas de sites similares aos de acesso restrito que não hajamos conhecido previamente.  

·         Historial: Permite-nos saber o nome de todos os sites que hajam sido visitados em um navegador e também nos permite saber que arquivos um usuário descarregou com o navegador. Ademais, inclui as datas e os horários nos quais um site foi visitado. Isto é particularmente útil para criar uma linha de tempo de todas as vezes que um site foi acessado. 

Não são capturados somente os artefatos da internet guardados em unidades de armazenamento, senão que também é capturada a informação que está em uso na memória volátil do dispositivo. Como o EnCase Cybersecurity funciona mediante um agente que é carregado antes da finalização da inicialização do sistema operativo, ele tem acesso total a arquivos que normalmente são bloqueados pelo sistema operativo. 

Beneficio

Confirmar rapidamente se um site foi acessado no dispositivo, saber se algum material foi descarregado e encontrar se foram visitados outros sites similares que não hajam sido localizados pelo filtro de conteúdo da web. 

RELACIONADOS

Casos De Uso: EnCase Cybersecurity Quando Um Usuário De Interesse Inicia Sua Sessão

No comments :

Post a Comment