EnCase Para Organizações Pequenas: Um Panorama dos Desafios da Segurança da Informação



Ao ler os reportes diários de invasões a companhias grandes, alguns donos ou encarregados de tomar decisões em empresas pequenas podem não identificar os problemas de segurança da informação que suas companhias encaram no ambiente atual da segurança da informação. Pareceria ser muito mais fácil pensar que os criminais não estão interessados na informação possuída pela sua pequena organização.  De maneira prática, as organizações podem não ter o orçamento, o pessoal qualificado ou o desejo de comprar e gerenciar ferramentas para a segurança da informação ou o monitoramento constante dos sistemas.

Dito isto, os “caras ruins” querem a informação das organizações pequenas, mesmo se somente porque roubar informação e comprometer computadores é mais fácil em organizações menores que não possuem as mesmas ferramentas das empresas grandes. 

Preenchendo o Vazio da Segurança da Informação para Organizações Pequenas

Na maioria dos casos, a competência fundamental de uma organização pequena não é a tecnologia em geral nem a segurança da informação. A pergunta fundamental para as organizações pequenas é que mesmo com a confiança inerente que as empresas e outras organizações pequenas têm com seus empregados, como é que a organização pode se assegurar de que os empregados estão agindo com sentido comum respeito à manipulação da informação confidencial interna, compartilhamento de dados confidenciais dos clientes e fazendo as coisas básicas para proteger seus computadores? Obviamente, a auditoria deve ser feita desde um lugar centralizado, em máquinas que podem não ser parte do domínio e que podem estar localizadas em qualquer lugar do mundo. Muitas organizações menores não contam com especialistas ou grandes implantações de software dedicado a estas tarefas; de fato, em muitas organizações pequenas, a tecnologia da informação (TI) é um trabalho a tempo parcial para alguém interno ou externo à organização. 

Existem numerosos exemplos alertando do malware e das ameaças internas às pequenas empresas. Qualquer um pode encontrar facilmente modelos padrões e guias confiáveis na internet sobre como as empresas pequenas podem e devem proteger-se. A pesar disto, permanece a questão de como ter certeza de que estas guias realmente estejam sendo seguidas. 

Esta nova série de artículos do blog é especialmente dedicada a ajudar as pequenas empresas e organizações não somente a entender as vulnerabilidades e as ameaças, mas também a assegurar que se sigam as melhores práticas sem o investimento requerido para sistemas de “companhia grande”. Proveremos algumas maneiras fáceis em que uma solução, EnCase Enterprise, pode ajudar facilmente sua organização a reduzir os riscos da segurança da informação em múltiplas áreas nas quais as ferramentas atuais não podem. 

O que queremos dizer com “Organizações Pequenas”

Acho que é importante definir quem é o foco principal destes artículos. Em esta série de artículos, falaremos às organizações que tem um perfil com uma combinação do seguinte: 

  • Computadores organizados em um só domínio, grupo de trabalho ou computadores que estão diretamente conectados à internet e não estão formalmente interconectados.
  • Sem ferramentas de segurança da rede da organização (DLP, SIEM, IPS/IDS, firewall, monitorização do uso de web sites).
  • Usuários em outro escritório ou que trabalhem remotamente e geralmente tenham privilégios de administrador, tenham acesso não monitorado à internet e que administrem localmente o firewall, antivírus, copias de segurança e atualizações de segurança dos seus computadores.
  • Tenham um servidor web organizacional hospedado internamente ou externamente.
  • Tenham um pequeno servidor de e-mail administrado internamente ou externamente, mas também podem depender do webmail para fazer seus negócios.
  • Geralmente contam com uma só pessoa empregada a tempo completo ou a tempo parcial encarregada da configuração e solução de questões da TI (internamente, subcontratados, ou um “superusuário”).
  • Impressoras primariamente locais ou com poucas impressoras em rede.
  • Talvez contem com uma rede VPN, um servidor de arquivos, encriptação de arquivos ou encriptação de discos rígidos. 
       Note-se que o perfil da organização não está baseado em um número de usuários em particular.  

Como EnCase Enterprise Pode Ajudar Organizações Pequenas?

EnCase Enterprise pode ajuda-lo de maneira rápida e fácil a examinar os PCs, notebooks e servidores da organização desde um lugar centralizado para fazer uma auditoria das configurações de TI, uso indevido dos computadores e má colocação ou extravio de dados confidenciais. Os artigos futuros trataram de temas como:

  • Identificação de onde os dados não cifrados dos clientes estão sendo armazenados.
  • Confirmação da política de senhas em cada computador
  • Assegurar que os programas antivírus e as atualizações de Windows estão ativados em cada computador
  • Averiguar se existem portos abertos e conexões para fora da organização
  • Estabelecer e confirmar políticas para

o   Uso de mensajería instantânea (IM)
o   Uso de aplicações P2P
o   Uso de Dropbox ou outras aplicações de armazenamento na nuvem
o   Profanidade e outras questões de Recursos Humanos

Também discutiremos como EnCase pode complementar o investimento de uma organização em uma plataforma antivírus. 

Conclusão

As pequenas empresas e outras pequenas organizações encaram alguns desafios únicos na área da TI. Seu perfil de uso dos computadores e seus recursos de defesa geralmente as tornam alvos mais fáceis para o roubo e comprometimento da informação. EnCase pode ajudar a organizações menores a defender-se contra esta ameaças de uma maneira adequada ao orçamento da organização. Siga esta série de artículos em este blog e aprenda como. 

RELACIONADOS


No comments :

Post a Comment