Casos de Uso: EnCase Cybersecurity Complementando um DLP Quando Se Conecta uma Memória USB



Situação

Muitas organizações proíbem o uso de memórias de armazenamento USB, tais como pendrives ou discos rígidos externos para prevenir a fuga de informação a estes aparelhos. Quando uma organização possui uma solução para a Prevenção da Perda de Dados, ou DLP segundo sua sigla em inglês, pode configurá-la para detectar o momento em que uma destas memórias é conectada a algum dispositivo da rede empresarial. Uma solução DLP está desenvolvida para detectar os possíveis incidentes de violação de dados de maneira oportuna e preveni-los mediante o controle de dados enquanto estão em uso (ações tomadas em tempo real em algum dispositivo), em movimento (quando controla o tráfego de dados na rede) ou em repouso (quando estão guardados em um dispositivo de armazenamento de dados).

Quando uma solução DLP detecta a conexão de algum destes dispositivos USB em um computador de escritório, notebook ou servidor; manda um sinal de alerta aos componentes dedicados à administração da segurança da informação e eventos da rede (SIEM, segundo sua sigla em inglês).


Resposta

Os componentes SIEM ativam o EnCase Cybersecurity para que faça uma avaliação completa do endereço I.P. do dispositivo onde se conectou uma memória USB. EnCase Cybersecurity responde de duas maneiras: capturando os metadados e/ou criando uma imagem da memória USB.

A captura de metadados é a captura de todos os dados que descrevem aos arquivos e pastas de um dispositivo. Por exemplo, se capturáramos os metadados de um documento de Microsoft Word, seus metadados seriam quem é o autor do documento, a quantidade de páginas que o documento tem, a quantidade de palavras contidas, quantos caráteres estão escritos, o nome do arquivo, o caminho no qual o documento está guardado na memória USB, quando foi criado, quando foi modificado, quando foi a última vez que foi aberto, etc. A captura de metadados é extremadamente rápida e altamente informativa, razão pela qual às vezes é preferida sobre uma captura de imagem.

A captura da imagem da memória USB constrói uma cópia fiel de todos os dados que estão contidos na memória do dispositivo USB. EnCase Cybersecurity não captura só toda a informação atualmente visível no dispositivo, ademais pode  revisar todos os setores da memória USB para capturar a informação dos arquivos eliminados previamente. Quando um arquivo é eliminado de um sistema, os setores de memória não são realmente apagados senão que são simplesmente marcados como fora de uso. Essa é a razão pela qual quando eliminamos um arquivo, já seja de 1KB ou 1GB, acontece instantaneamente. A captura da imagem não é tão veloz quanto a captura de metadados, mas é tão rápida como o permita a rede da organização e a memória USB que queremos recolher. Em uma rede empresarial veloz e com uma memoria USB comum, um pendrive de 8GB pode ser capturado integramente em poucos minutos.

Nada impede configurar o EnCase para capturar os metadatos antes e logo após capturar a imagem da memoria USB, dando-nos a melhor mistura entre velocidade e integralidade na captura.

Beneficio

Capturar imediatamente o conteúdo e/ou os metadados da memoria USB antes que seja desconectada do sistema, assegurando que possa realizar-se uma investigação exaustiva do conteúdo do dispositivo USB. 

RELACIONADOS


No comments :

Post a Comment