A Evidência Digital na América Latina

A tecnologia segue avançando; hoje em dia é normal ver que os dispositivos eletrônicos como os Smartphones, Tablets, entre outros, já são considerados minicomputadores. É possível encontrar dados desde números telefônicos, até correios eletrônicos e, porque não dizer, dados tão privados como ser endereços de residências, fotos e contas de redes sociais como Facebook, Twitter, etc. Estes dispositivos são a mão direita de muitas pessoas, desde aí realizam suas comunicações, transações bancárias, eletrônicas, consultas e muito mais... Também a delinqüência em todo o mundo está aproveitando-se deste fato para tirar vantagem e cometer seus delitos.

Como vemos cada vez mais os expertos técnicos nestes dispositivos se convertem em um reto para os Investigadores Forenses. Por essa razão, é muito importante que os peritos forenses no nível da América Latina estejam altamente treinados na Identificação, Preservação, Análise e Apresentação de resultados dos especialistas  técnicos em evidências digitais  de maneira padronizada, posto que desde o início devem ser coletadas e analisadas com ferramentas e técnicas especiais; já se estão vendo casos em todo o mundo que evidências coletadas e analisadas em um país podem ser analisadas em outros e, assim mesmo,muitas vezes delitos que são cometidos em diversos países como o narcotráfico e descobertos a raiz deste tipo de análise, pode suceder que  peritos que analisam em um país tenham que ir a juízo em outro a sustentar sua análise.

Recordemos o tão discutido caso dos computadores de Raúl Reyes produto da “Operação Fénix” das forças militares de Colômbia em território equatoriano em 2008, fato que foi de conotação nacional e internacional e foi posto em dúvida o trabalho realizado pela polícia Judicial de Colômbia; para ter outro conceito de sua coleta e processamento foi necessário enviar os computadores à Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOl) para que se demonstrara a veracidade destes. INTERPOL  designou a três técnicos  expertos em computadores da  Coréia do Sul, Singapura e Austrália para analisar o conteúdo. Este caso é um exemplo de ter procedimentos padronizados como: a devida coleta e o uso de procedimentos de uma cadeia de custódia ( embalagem, rótulos e o início de registro de cadeia de custódia) , processamento no Laboratório ( uso de software especializado e bloqueadores), sobre todo o tipo de ferramenta especializada usada durante a análise . Não deixemos de lado o treinamento do perito experto no tema forense em geral.

Também é conhecido que existe variedade de ferramentas especializadas para a análise forense de evidência digital, mas também estatisticamente é conhecido que um dos Softwares Especializados, reconhecidos e usados no nível da América Latina é EnCase Forensic, especializado na aquisição de imagem válidas a efeitos legais e geração de informes, entre muitas bondades que fazem com que sua análise técnica seja fácil de sustentar.

Se no Laboratório se tem implementado alguns dos procedimentos e o uso do software forense, não tenha dúvida de que, no momento de ir  sustentar suas habilidades de experto,  já seja no país de origem ou fora dele, estará na vanguarda de  peritos expertos, de qualquer lado do mundo, pois nos Estados Unidos, Colômbia, México,Chile, Argentina, entre outros países da América Latina, já os peritos estão seguindo estes alinhamentos e usando EnCase Forensic para suas análises forenses de dispositivos eletrônicos.

RELACIONADO

Os Básicos de Forense: A Tabela Mestra de Arquivos ($MFT)

 Prova Imparcial Confirma Que Encase Forensic É Mais Rápido Que FTK

Grupo de LinkedIn: Usuários do EnCase - Português

No comments :

Post a Comment