Os Básicos de Forense: A Tabela Mestra de Arquivos ($MFT)

Muitas vezes os examinadores se perguntam: como recuperar arquivos de um disco com sistema de arquivo NTFS depois de que este haja sido formatado? Porque para ser mais concretos ao realizar um formato rápido dos novos sistemas operativos Windows 7 ou Windows 8, podem perder-se muitos arquivos.

Como dados básicos, o sistema de arquivos NTFS armazena informação sobre os arquivos escritos no disco em um arquivo de sistema especial denominado $MFT tabela mestra de arquivos, no qual um registro de arquivo ocupa 1 KB. Quando Windows realiza um formato rápido de um disco com um volume NTFS, cria um arquivo $MFT vazio de um tamanho mínimo estabelecido por defeito: 32KB em Windows XP, 64 KB em Windows Vista e 256 KB  em Windows 7. Se iremos escrever mais arquivos no disco e o arquivo $MFT existente não é suficientemente grande, o sistema aumenta seu tamanho e pode fragmentá-lo como um arquivo normal. Em realidade, os arquivos $MFT estão bastante despedaçados nos discos reais e contêm 3-10 dados que residem em diferentes lugares do disco, ou seja, os diretórios e os arquivos estão representados com uma entrada especial dentro deste arquivo.

A tabela mestra de arquivos é a que contém todos e cada um dos arquivos que compõem um volume, ou seja, que quando o sistema operativo consulta o conteúdo de um arquivo, deve dirigir-se  à $MFT para  obter informação do mesmo , como ser: tamanho,propriedades, atributos, localização,nomes de arquivos, eventos que sucedem no sistema, número de cluster, entre outros dados. A $MFT é como uma base de dados que armazena tudo que necessita no momento de consultar ou aceder a um arquivo ou diretório.

Baseado no anteriormente dito é importante na hora de realizar análise forense de dispositivos de armazenamento digital, como discos duros, identificar que os diretórios e os arquivos não estão em uma área concreta do disco, senão que a $MFT pode estar em diferentes zonas do disco, indicando assim que por cada arquivo ou pasta cria um registro de 1kbyte,1024 bytes; bytes que correspondem à entrada que tem uma cabeceira e os atributos antes mencionados.Através de EnCase® Enterprise pode-se recuperar arquivos e pastas NTFS da tabela mestra de arquivos $MFT, realizando procedimentos para buscar arquivos sem pastas raiz.Esta operação é especialmente útil quando se há formatado um dispositivo ou a $MFT está danada. Os arquivos recuperados colocam-se na pasta denominada “Recuperados”(Recovered Folders) na raiz da partição NTFS; quando se tem uma investigação, um dos passos para encontrar evidência digital é realizar buscas por palavras chave e, revisando-se os resultados, muitas vezes se encontram tais evidências nestas áreas ou pastas recuperadas.

Igualmente a importância de dito arquivo para o examinador forense é porque aí podem ser encontrados fragmentos de evidência como, por exemplo, arquivos que em algum momento, estiveram dentro do disco depois de haver sido formatado e que com procedimentos forenses através de EnCase®  podem-se recuperar no arquivo $MFT.

Para contextualizar um pouco mais ao buscar por palavra chave no registro $MFT, podem-se encontrar atributos que incluem informação que localiza os dados dos arquivos que alguma vez estiveram em dito disco e que aportam informação para a investigação que esteja sendo conduzida por um investigador.

RELACIONADOS

 Prova Imparcial Confirma Que Encase Forensic É Mais Rápido Que FTK

Grupo de LinkedIn: Usuários do EnCase - Português

No comments :

Post a Comment