As Habilidades dos Investigadores Forenses São de Importância Crítica à Medida que Cresce a Complexidade das Investigações



A evidência forense digital tem um papel fundamental na determinação de culpabilidade ou inocência dos acusados tanto em matéria civil como penal. Como a tecnologia captura movimentos, mensagens, fotos e a vasta maioria do que é feito em notebooks, telefones inteligentes e tablets, torna-se cada vez mais difícil para os criminais cobrir seus rastros digitais. 

Por outro lado, o constante crescimento dos discos rígidos, a grande quantidade de aplicações instaladas nos sistemas, a migração dos dados à nuvem e a destruição de dados valiosos por aplicações como o CCleaner, os investigadores são constantemente desafiados a melhorar suas habilidades para poder localizar e fazer sentido da evidência potencial mais relevante.  A conclusão é que a períciaforense digital esta tornando-se progressivamente mais importante na descoberta de dados eletrônicos relevantes a um caso e na montagem dos eventos para que os fatos fiquem claros para juízes e jurados. 

Ajudando o SEC na Investigação de Abuso de Informação Privilegiada

Em um recente caso de abuso de informação privilegiada, SEC v Yang, a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC, segundo sua sigla em inglês) foi fornecida com ajuda na investigação por Anthony “Tony” Balzanto, um investigador forense digital com certificação EnCE, instrutor EnCase e sócio da firma de computação forense 4Discovery. O SEC forneceu a Anthony o arquivo PST de uma conta de Gmail do acusado Siming Yang, um corretor de bolsa registrado em Nova Iorque.  O SEC alegou que Yang comprou ações da empresa Zhoping Inc., baseando-se em informação que não era de domínio público justo antes que o principal executivo da companhia anuncie que a empresa estava tornando-se privada. As ações de Zhonping aumentaram 21% quando a notícia foi emitida ao público e o valor das ações que Yang tinha comprado cresceu mais de 600.000 dólares.

Yang negou ter feito as operações e culpou um amigo que supostamente tinha acesso a suas contas. Desafortunadamente para o senhor Yang, Tony Balzato, um perito em computação forense e usuário do EnCase Forensic desde o lançamento da terceira versão doze anos atrás, estava dirigindo a análise da sua conta de Gmail e dos registros de contas de negociação. 

Rastreando as Operações

Em uma entrevista com Tony depois de que completou a instrução de uma aula de Computação Forense II em Pasadena, Califórnia, ele explicou que ele pôde construir uma planilha para o procurador de justiça do SEC que continha o horário das operações e os endereços de IP de cidades que Yang tinha admitido ter visitado, incluindo Nova Iorque, Hong Kong e Miami. Outra evidência corroborativa incluiu e-mails pessoais mandados por Yang desde a mesma conta de Gmail, nas mesmas cidades e essencialmente no mesmo horário em que foram efetuadas as transações. 

Baseado maiormente na evidência apresentada por Tony, Yang foi condenado por uso de informação privilegiada como um corretor registrado para beneficiar-se com a transação de ações públicas. Adicionalmente, se descobriu no julgamento que Yang tinha eliminado vários documentos, inclusive uma apresentação que descrevia os benefícios que traria tornar Zhonping Inc. em uma empresa privada. Ficou claro que Yang tentou destruir qualquer evidência eletrônica que poderia ser usada para condená-lo. 

Nós entendemos que, ao mesmo tempo em que avançam as ferramentas de investigação forense digital, também crescem os desafios investigativos. Casos como este nos fazem lembrar que o investigador forense encarregadocom filtrar os despejos de memórias, o espaço não alocado, e artefatos obscuros para encontrar informação que permita reconstruir os eventos de um caso pontualmente é vital para descobrir os fatos de um caso. 

A equipe doEnCase reconhece os enormes desafios que confrontam os investigadores que servimos, a pesar disto, ao ter conhecido maisde 50.000 destes investigadores nas nossas instalações de ensino; também sabemos da dedicação, persistência e adaptabilidade que vocês trazem a sua profissão e a estes desafios. Agradecemos sua confiança e esperamos trabalhar arduamente para prover a melhor ferramenta forense digital, o programa de educação e certificação mais sólidos, os melhores parceiros através de EnCaseApp Central, os EnScripts mais poderosos e certamente nossa gratidão. 

Tradução do artigo original em inglês “Digital Forensic Investigators’ Skills are Critical as InvestigationsGrow More Complex”, escrito por Robert Bond, Encarregado de Marketing de Produtos na Guidance Software.

RELACIONADOS




Que Papel Desempenham Os Metadados Dentro De Uma Evidência?


No comments :

Post a Comment