EnCase no Sistema Linux: Uma Vista Geral Com EnCase Enterprise



Usar software livre já é muito comum para muitas organizações. Este tipo de software usualmente se distribui através de uma Licencia Pública Geral GNU que permite que seja copiado, distribuído e alterado livremente. O software livre é muito útil para organizações que desejam minimizar o custo da aquisição, instalação e implantação dos seus sistemas. 

Estas são as razões pelas quais muitas organizações têm começado a migrar ao sistema operacional Linux nos seus dispositivos. É um sistema operacional grátis e fácil de usar, que permite realizar todas as funções de sistemas operacionais pagos como Windows ou Macintosh. 


Muitas empresas já têm transferido todos seus dispositivos a uma plataforma Linux. Isto tem aumentado a necessidade no mercado de encontrar ferramentas que permitam auditar estes sistemas para encontrar malware, reconhecer sinais de fraude, verificar a conformidade com padrões e supervisar o que é que os empregados estão fazendo com os recursos da organização. Perante estas e outras necessidades de auditoria em sistemas Linux, as soluções do EnCase oferecem funcionalidades inigualadas na indústria. 

A seguir apresentaremos o primeiro artigo de uma série na qual lhes mostraremos como as soluções da plataforma do EnCase permitem que as organizações tenham uma visibilidade completa da atividade dos dispositivos que funcionam com o sistema operacional Linux. 

Mostraremos como a plataforma EnCase pode capturar integralmente estes dispositivos e visualizar a estrutura de pastas, metadados de arquivos, contas de usuário, permissões, identificar processos e arquivos abertos e mostrar documentos e imagens, entre outras funcionalidades.  

Neste artículo usaremos a ferramenta EnCase Enterprise V7 para explorar um dispositivo com Ubuntu Linux, fazendo uma conexão remota através do Agente EnCase desenvolvido para este sistema operacional.  


Após estabelecer a conexão remota, o computador ao qual nos temos conectado é mostrado para ser explorado. Vemos todos os diferentes dispositivos de armazenamento do computador auditado e cada uma das suas partições. Neste exemplo faremos uma conexão ao disco rígido primário do sistema, o disco sda

Navegar pela estrutura de um dispositivo com sistema Linux em EnCase Enterprise é tão simples como em um dispositivo com Windows. Os investigadores poderão analisar todo o conteúdo de estes dispositivos em uma estrutura distribuída em árvore que lembra ao explorador de Windows, como observamos na seguinte imagem que mostra a estrutura de pastas desde o caminho raiz / :




A exploração de pastas nos ajuda a identificar o perfil dos usuários do computador. Por exemplo, através da pasta /home podemos estabelecer as contas de usuários que estão configuradas no dispositivo:




EnCase Enterprise também permite pré-visualizar vários tipos de arquivos sem necessidade de exportá-los a outro programa. Neste exemplo a seguir, mostramos a pré-visualização do conteúdo de um arquivo criado em um processador de texto e como seu formato é visualizado de maneira intacta:




Outra opção de simples operação para explorar o conteúdo de arquivos é a opção de galeria. A galeria nos mostra todas as imagens de uma pasta selecionada para poder identificar rapidamente capturas de tela que poderiam conter conteúdo sensitivo ou conteúdo inapto segundo as políticas de uma organização. No exemplo a seguir, mostramos as imagens da pasta de um usuário no caminho /Home/[Usuário]/Imagens:




Complementando as imagens anteriores, também podemos ver os metadados dos documentos e imagens armazenados no dispositivo. A seguir mostramos os metadados de uma foto, incluindo a câmera que capturou a imagem e a data na qual a foto foi tirada:




Através do EnCase Enterprise também podemos realizar a captura dos dados voláteis (snapshot) do sistema Linux usando a função Sweep Enterprise. Sweep Enterprise permite capturar estes dados voláteis para revisar processos e arquivos abertos, configurações de sistema, identificar programas instalados, endereços IP, MAC, conexões de rede, portas abertas e muitos outros artefatos de sistema do dispositivo examinado:




A seguinte imagem nos mostra como esta função do EnCase Enterprise nos permite saber os processos que estão sendo executados durante a investigação de um dispositivo:





Os tópicos abordados neste artigo mostram somente uma vista geral da funcionalidade que as soluções do EnCase oferecem para organizações que contam com dispositivos funcionando com o sistema operacional Linux. Siga esta nova série de artigos e lhes mostraremos como as organizações podem usar as soluções do EnCase para implementar um monitoramento periódico dos dispositivos com Linux instalado e identificar falhas na segurança da sua plataforma, fraude, comportamento anormal que indique a possibilidade de malware e outras ameaças internas ou externas que possam comprometer as operações e a integridade da sua organização.



RELACIONADOS





No comments :

Post a Comment