Casos de Uso: EnCase Cybersecurity Complementando um IPS, IDS ou Firewall



Situação

Os componentes IPS, IDS ou Firewall são aqueles  que permitem detectar intrusos em uma rede informática e controlam o acesso aos dispositivos da rede para protegê-los de ataques e abusos.Alguns dos sinais de intrusão no mau uso da rede que podem ser captados por estes componentes, são:

·         Alto volume de conexões de saída rechaçadas: um dispositivo dentro da rede que gera muitas conexões controladas pelos componentes IPS, IDS ou Firewall indicam a possibilidade de que uma aplicação não permitida na empresa esteja instalada, ou, pior ainda, indicam a existência de uma aplicação maliciosa tratando de expandir-se na rede ou tentando comunicar-se com seu criador.

·         Comunicações a países inusuais:  os endereços de  IP de internet são distribuídos em lotes que identificam a localização do mundo desde onde se emite ou para onde se envia uma conexão, em uma forma similar a como  os  números de telefone têm códigos de área. Conexões repetitivas em direção a um lugar com o qual a empresa não tem enlace algum indicam a possibilidade de mau uso ou intrusão na rede. 

·         Uso de um porto inusual: Todas as comunicações entre dispositivos são enviadas mediante um porto; isto permite aos dispositivos manter várias conexões simultaneamente. O porto utilizado para uma conexão indica o tipo de informação que se está recebendo  ou  enviando. Aplicações que tentam usar portos distintos aos empregados pelas ferramentas utilizadas dentro de uma empresa indicam a possibilidade de fuga de informação.  

Ante a aparição de qualquer uma destas atividades os IPS, IDS ou Firewalls geram um informe para os componentes dedicados à administração da seguridade de informação e eventos da rede (SIEM, segundo suas siglas em inglês).

Resposta de EnCase Cybersecurity   

- Os componentes SIEM ativam a EnCase Cybersecurity para que realize uma avaliação extensa aos endereços de   IP afetados dentro da empresa e para que crie uma imagem da memória de sistema nos  dispositivos específicos. 

- Os dispositivos eletrônicos utilizam a memória do sistema (memória RAM)  para guardar todas as aplicações que estão correndo em um dispositivo em um momento específico. EnCase Cybersecurity permite capturar toda esta informação para descobrir exatamente que aplicação está gerando as conexões inusuais, em que localização do dispositivo se encontra, os portos que utiliza e os endereços  às que está tratando de conectar-se. 

Após encontrar as aplicações perturbadoras, EnCase permite ao examinador analisar se corresponde  a uma aplicação proibida instalada pelo usuário ou um vírus infiltrado e criar um método para sua remoção.  Todas as operações são realizadas de forma invisível ao usuário do dispositivo comprometido, permitindo-lhe seguir trabalhando sem interrupção e sem  levantar suspeitas, caso se trate de um problema de fraude interna.

Benefício

Validar se dados maliciosos detectados na rede durante seu tráfico foram instalados e executados nos dispositivos examinados para aplacar os danos que estes pudessem causar de modo eficaz .
 EnCase Cybersecurity  segue padrões  internacionais para a coleta e análise da informação que permitem a admissão da informação encontrada em casos legais. 

RELACIONADOS




 



No comments :

Post a Comment